Rio, animação da Bluesky dirigido pelo carioca Carlos Saldanha, sucesso mundial de bilheteria (cerca de US$ 3 milhões até o momento) à ponto de fazer a excelente Pixar cancelar um de seus projetos por semelhanças, foi muito bem recebido pelo público aqui no Brasil, apesar de algumas críticas azedas – geralmente nutridas por ufanismos acéfalos, ou picuinhas regionalistas (afinal muitos têm uma dor-de-cotovelo histórica com o Rio de Janeiro). Discorda disso? Pouco me importa.
Infelizmente o drama vivido pela tímida Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) de Saldanha não é ficção: é uma das várias espécies ameaçadas de extinção por conta da caça e gradual degradação de seu habitat.
Ararinha-Azul (Cyanopsitta spixii) |
No final da década de 1990, restando apenas um único exemplar livre na natureza (um macho já idoso), biólogos visaram manter a linhagem tentando dar uma parceira a velha ave (a fêmea era de cativeiro), porém sem sucesso. Poucos meses depois ela foi encontrada morta próxima a um cabo de alta tensão. Já a ararinha macho não foi mais vista no sertão desde meados de 2000.
Caraibeiras da região da caatinga ( região nordeste) |
Entretanto, quando a coisa parecia feder de vez, eis que o longa animado ironicamente trouxe uma possível esperança a espécie. O Governo Federal manifestou interesse na reintrodução de ararinhas-azuis aos céus nordestinos. E para isso conta com ajuda do maior criador particular de aves silvestres do planeta; um xeque do Qatar.
Sim, to falando daqueles almofadinhas caricatos de vestimentas àrabes que nadam em rios de petróleo, donos de palácios suntuosos à medida que o povo se f*de. Acontece que o distinto em questão, passou de colecionador exótico a defensor de espécies ameaçadas através de sua fundação, a Al Wabra Wildlife Preservation.
E o xeque já se dispôs a doar algumas de suas aves ao Brasil. Inclusive comprou uma fazenda na Bahia para monitorá-las de perto (!!!). Apesar da ação ainda de ser vista com certo ceticismo por autoridades nacionais, todos concordam que sem a ajuda do milionário das arábias, Saud Bin Mohammed Bin Ali Al Thani, o futuro da ararinha-azul ia pro ralo.
É sério. Te dou uma caixinha de Bib Esfirra se você conseguir falar o nome desse camarada 3 vezes sem gaguejar!
Bom, resta apenas ficarmos na torcida para que uma das maiores mancadas que fizemos com a nossa fauna possa ser remediada a tempo.
As Salam Aleik, meu caro Blu!
Skadoosh!
1 comment:
hoje ouvi e ví, maritacas no centro do rio de Janeiro, sairam de dentro da area do BNDS,( é uma pequena area verde encrustada na cidade ) parei observei e um dos seguranças tambem estava admirando-as.Onde moro no bairro de laranjal - são gonçalo RJ ,é comum velas , mas no centro foi realmente surpreendente, me deu a ideia de fazer um roteiro com as maritacas, sem ter medo de comparações com "Rio" afinal estaria , falando de algo mais proximo da realidade, no fim se a animação for a frente e for vendido o DVD a 10 contos nas lojas americanas já fico no lucro, não somos grande como a pixar e não tenho medo das comparações, afinal agente vê muito disso por ae, procurando nemo X espanta tubarões , formigruinhas X vida de inseto... e tem muito mais que n lembro.
Aleikum Essalam
Post a Comment