Tuesday, April 12, 2011

Cartoons nas entrelinhas

Cenários de Art Heinemann para o desenho "The Greatest Man in Siam (1944). Direção: Shamus Culhane.



















O The New York Times publicou um nesta segunda um artigo interessante à respeito das animações dirigidas por Shamus Culhane, durante sua passagem pela Walter Lantz Cartoons (lar do Pica-Pau), na década de 1940.

Peraí! Shamus QUEM?!


James "Shamus" Culhane (do gaélico CUL-hayn e não "culhane" nem colhões) era animador sênior com passagem em vários estúdios conceituados, porém ficou conhecido ao animar a famosa cena dos sete anões marchando ao som de "Heigh Ho" em Branca de Neve (Disney). 

Além da carreira artística, escreveu dois livros importantes para qualquer animador que se preze: Animation from Script to Screen (Animação do Roteiro à Tela), e sua autobiografia Talking Animals and Other People (Falando com animais e outras pessoas).


Dúvida esclarecida? Voltemos à vaca fria.

O jornal analisa o artigo do acadêmico Tom Klein em Animation: An Interdisciplinary Journal. Na matéria, Klein comenta à respeito do uso mensagens subliminares nas  artes experimentais de alguns  desenhos dirigidos por Culhane, tais como o Pica-Pau em The Loose Nut e cartoons da série Swing Symphony. ASSISTA AQUI.



















Mensagens subliminares. Hummm...

Acredito que pelo menos a maioria aqui deve ter ouvido algo sobre mensagens contidas em desenhos animados, principalmente os da Disney, certo? Nem preciso dizer que tema é prato cheio para vários fundamentalistas. Muitos acreditam que todo o estúdio de animação tem adoração ao Reino de Mefisto e nós animadores corrompemos a castidade de seus amados pimpolhos.


Exageros ou não, como sou um cara bacana deixo aqui um site com alguns desenhos de autoria de nosso senhor da cruz inversa. Democracia é uma coisa linda não acham? Mandem as crianças saírem do quarto.



 Sarcasmos à parte, por que coisas assim acontecem? Simples. Porque em qualquer profissão tem sempre um corno a fim de fazer merda na encolha. Irônico não? Mas, não deixa de ser verdade. 

Aliás, te desafio a manter a ordem em um ambiente artístico onde a maioria é composta por cuecas!

Independente de mensagens subliminares ou não, o artigo de Tom Klein é um material farto pra qualquer aficionado sobre história da animação e de forma alguma tem o intuito de depreciar seus grandes clássicos.



Skadoosh!

4 comments:

Cesar said...

Mensagem subliminar? isso existe? claro que existe, eu sou um afixionado em mensagem subliminar, seja na musica , na publicidade , filmes ou animação , realmente tem sempre um pra colocar algo escondido em um frame , ou fumacinha que forma algo, um desenho que tem forma de pemba,de xonga ninguem fez ainda, aquela viadada da Disney só esconde pembas nos desenhos. mas é isso tenho acompanhado o blog, e ta bem bacana !

Toonelada said...

@ Cesar.

Meios de comunicação sempre serão o palco para todo e qualquer tipo de mensagens subliminares. O que rola em animações realmente acontece desde sempre por inúmeras razões.

Muitas cenas passam totalmente despercebidas por anos à fio, até que um "cata-piolho" as detecta e expõe a todos. É normal, e de certa forma também divertido.

É errado artistas fazerem isso (não importando se for animação ou não)? Claro que é. Mas na boa,são coisas tão subliminares que nenhuma criança irá notar de primeira. No entanto, é óbvio que não desejaria que nenhum filho meu desse de cara com uma piroca na tela. rs

Tem mais: se uma criança tiver o estranho hábito de ficar catando esse tipo de mensagem nos cartoons, COM CERTEZA ela já anda sendo influenciada por fatores externos.

Porém, vivemos numa sociedade hipócrita. Frase clichê, sei bem disso, mas pra essa ocasião acho que se adequa bem.

Brigadão por acompanhar o blog!

Abs.

Má said...

eu acho que tudo isso é intriga da oposição.
ia ser mto legal se fosse tudo verdade e que o walt disney/maria das graças meneghel tivesse vendido a alma ou algo assim (ou até mesmo que o faraó Akenathon fosse um alien), mas não consigo acreditar, é viagem demais pra mim.
quem quer ver demônios, os verá em tudo.

e quanto à ordem no local de trabalho.. nada que biscoitos scooby não resolvam hahaha

bj, Má

Má said...

Aliás, saiu essa semana... http://wwwmaisquevencedores.blogspot.com/2008/04/desenhos-da-disney-estimulam-sexo-e.html

claro, a fonte não é das melhores (os perigos dos agregadores de link) e bem, mas é um exemplo que hoje cada um escreve a porcaria que quer ne... fazer o quê..