Saturday, June 18, 2011

Um tapinha não dói!

Pesquisa indica casos de traumas cerebrais nas historinhas de Asterix & Obelix.

Não há Tutatis que aguente!

Segundo um levantamento feito pelo pesquisador Marcel Kamp e sua equipe da Universidade Heinrich Heine (e publicado no jornal europeu de neurocirurgia "Acta Neurochirurgica"), a tribo dos irredutíveis gauleses dos franceses René Goiscinny e Albert Uderzo,é responsável  por nada menos do que 704 traumatismos cranianos nas 34 aventuras vividas pelo simpático baixinho com capacete de asas e seu amigo barrigudo de calças listradas. 

Acompanhe a bizarra (e também inútil) contabilidade feita pelo pesquisador:

Vítimas: 698 romanos (63,9%), 22 normandos, 5 bretões, 59 piratas ou malfeitores e até 4 extraterrestres (presentes na pior aventura da série). 















 

E não podemos nos esquecer que as 120 vítimas restantes são os próprios celta-gauleses...

















...onde pobre bardo Chatotorix é o alvo predileto do grupo (por quê será?).  

















Algozes: Com esmagadores 87,1% a liderança é gaulesa (você ainda tinha alguma dúvida?). Asterix e Obelix, claro, correspondem por mais da metade da pancadaria distribuída (57,6%). O restante dos cascudos foram distribuídos entre "il fratelli" romanos (32%) e um pirata. 





 













Curiosidade: segundo os estudiosos, embora 70,5% das vítimas usassem capacetes, eles foram perdidos durante uma porrada muito bem dada. 















Da Gália direto para a UTI:

Com base em sinais como olhos roxos (equimoses periorbitais), "línguas tortas para fora da boca" (paralisia do nervo hipoglosso) e as chances de uma vítima entrar em coma, a equipe de Marcel Kamp classificou que 390 indivíduos apresentavam traumas severos, 89 traumas moderados e apenas 22 com traumas leves.

















Para a felicidade dos pobres legionários romanos que são obrigados a fortificarem as vizinhanças do Vale da Armórica, não houve nenhum registro de danos permanentes ou qualquer tipo de bordoada que tenha levado à morte.



Cansado de tanta babaquice? Calma que agora é a cereja do bolo...

Os pesquisadores do artigo também destacam que "Déficits neurológicos como afasia e desorientação persistiram por mais tempo no caso de uma forte pancada recebida pelo druida Panoramix, algo entre alguns dias a até dois meses. Mas, em geral, todos os sintomas de danos cerebrais traumáticos desapareciam em alguns minutos ou horas" ...























e concluem que "as recuperações são surpreendentes tendo em vista que os traumas cerebrais no mundo antigo eram piores do que hoje e nenhum diagnóstico ou procedimento terapêutico foi realizado".

JURA?!

E você, leitor, achando que somente por aqui na Terra Brasilis se gasta uma grana violenta em pesquisas totalmente inúteis.



 
















...Skadoosh!


2 comments:

Cesar said...

beleza! agora a proxima pesquisa pode ser de uma equipe de criminalistas e psicanalistas analizando ao carater violendo de personagems como conan , wolverine e o lobo . é muita gente sem ter o que fazer.

Gustavo said...
This comment has been removed by the author.