Wednesday, June 1, 2011

Cartoon pra inglês não ver...

Animação de combate ao terrorismo gera polêmica no Reino Unido.

 













Uma campanha patrocinada pelo governo e direcionada a jovens de origem islâmica, virou motivo de reboliço na famosa terra dos bebedores de chá que nunca vão ao dentista (leia-se Reino Unido). "Wish you in Warziristan" (na tradução livre algo como "Se aliste no Warizistan"),  é uma animação com visual de video-game combinada a cenas filmadas e custou cerca de £30.000,00 (libras esterlinas) ao cofrinho de Sua Majestade , Bebete II.














Baseados em fatos verídicos, o filme narra a história de 2 irmãos vítimas de discriminação no bairro onde moram. Ambos então resolvem viajar ao país fictício (Warizistan) para se unirem a Jihad, após assistirem a uma série de vídeos de treinamentos de Osama Bin Laden - este por sua já devidamente desovado em algum ponto do vasto oceano por Seals.

No entanto, são presos em um aeroporto britânico ao fracassarem num atentado terrorista. O curta termina com um dos irmãos pedindo desculpas a mãe por tudo que havia feito.

Revoltada com o desenho, a comunidade muçulmana do chuvoso arquipélago do peixe com fritas, tratou logo de por a boca no trombone. E com razão. Eles alegam que a animação além de ineficaz é totalmente irreal, pois não corresponde realmente ao comportamento de um cidadão de fé islâmica. 

O filme também é tido como extremamente preconceituoso ao dar a idéia de que todo jovem de muçulmano é um terrorista em potencial.


 












Depois da polêmica, o parlamento decidiu suspender provisoriamente a animação para análise. Não se sabe ainda se o vídeo será ou não exibido publicamente. Bolados com ingleses julgando mulçumanos pelo estereótipo? Esqueceram do caso Jean Charles? E olha que nem era àrabe...

Preconceito é f*da ,parceiro! 



Skadoosh!

No comments: