Thursday, May 5, 2011

Barraco à Gaulesa!

Cocriador de Asterix é processado pela própria filha.























Por Tutatis! Depois de uma trégua, Albert Uderzo, desenhista e cocriador de Asterix (em parceria com o já falecido roteirista René Goiscinny), está envolvido em mais uma batalha judicial contra sua filha, Sylvie, pelos direitos da irredutível aldeia gaulesa.

Albert Uderzo
Já não é de hoje que a família abusa das poções mágicas no tribunal. No final da década de 1970, o desenhista fundou a editora Albert-René para  cuidar do setor de marketing dos quadrinhos do baixinho gaulês. 



Depois uma longa disputa com antiga editora (Dargaud), Albert e a herdeira de Goiscinny tornaram-se proprietários integrais de um patrimônio que hoje gera cerca de 10 milhões (euros) por ano somente em publicações.

Claro que tanta grana envolvida acabou criando um arranca-rabo entre pai e filha. Em 2007, a Albert-René vendeu 40% de suas ações ao grupo Hachette.  E com isso, Sylvie acabou sendo afastada da direção da empresa por Urdezo e prontamente abriu um processo.  

 

















Ela alega que pessoas de má índole convenceram o artista a se afastar de seus familiares e estariam por trás de uma série de medidas polêmicas adotadas por ele, tais como permissão de novas publicações de Asterix após de sua morte (o oposto do que Uderzo sempre defendeu). Sylvie comentou também que tal influência tem feito seu pai gastar fortunas em propriedades suntuosas e até mesmo a compra de um caça Mirage.

Como assim um coroa de 84 anos compra um caça?!!!
 

Pra encerrar essa trama de Manoel Carlos: Uderzo culpa sua filha de ser cúmplice da ambição galopante de seu genro. Sylvie, porém, acabou ganhando a indenização por ter sido afastada da editora - o que é uma vitória pequena se comparado a pilha de processos dirigidos a seu pai. Todavia, o grupo Hachette hoje detém parte das ações assim como as principais funções administrativas. O próximo capítulo vai ao ar às 21h,depois do Jornal Nacional.


Pois é meus caros! Parece que o céu realmente está caindo sobre as cabeças dos Uderzo.  



















E agora, Obelix?


Skadoosh!

No comments: